quarta-feira, 7 de maio de 2014

TV Senado discute cotas para negros em concursos públicos federais

Data: 07/05/2014

Debate tem participação da ministra Luiza Bairros e da senadora Ana Rita (PT-ES). O Programa vai ao ar nesta quinta e sexta-feira (08 e 09/05), às 7h30 e 8h30 respectivamente, depois estará disponível na página da TV Senado: www.senado.leg.br/tv
TV Senado discute cotas para negros em concursos públicos federais
Programa Cidadania vai ao ar nesta quinta e sexta-feira, às 7h30 e 8h30, pela TV Senado
 A ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e a senadora Ana Rita (PT-ES) são debatedoras do ‘Programa Cidadania’, que vai ao ar nesta quinta e sexta-feira (08 e 09/05), respectivamente às 7h30 e 8h30, na TV Senado. Ambas argumentam a favor do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 29/2014, aprovado hoje (07/05), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal.
O PLC 29/2014, propõe a reserva de 20% das vagas oferecidas em concursos públicos federais a candidatos negros e pardos. Aprovado pelas Comissões de Direitos Humanos e  pela CCJ, o projeto deverá ser votado no Plenário da casa legislativa em 13 de Maio – Dia da Abolição da Escravatura, definindo uma marca afirmativa para a data.
Apresentado pelo Poder Executivo, o PLC determina a adoção da cota racial sempre que o número de vagas oferecidas no concurso público for igual ou superior a três e tem validade de dez anos a partir da sanção da lei. Os candidatos das cotas raciais deverão se declarar negros ou pardos no ato da inscrição do concurso, conforme o quesito de cor ou raça usado pelo IBGE. O projeto prevê a reserva de vagas a órgãos da administração pública federal, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União.
 Coordenação de Comunicação da SEPPIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário